domingo, 6 de fevereiro de 2011

Nova York: Uma viagem dos sonhos

Depois de alguns meses de abandono... I'm back!
Bem, antes de comecar a historia, um aviso, o computador nao tem acentos nem cedilha, entao, as palavras nao acentuadas, nao sao erros de portugues, ok?
Espero que gostem do retorno.

.....................

Nova York! Set para a maioria dos filmes Hollywoodianos, a cidade que nunca dorme, o sonho de muitas pessoas e... o meu pesadelo!
Pensando que saindo do pais tudo estaria bem, que ficaria um tempo sem assunto para o Comedias, resolvi visitar alguns parentes nos EUA. E eh claro,  uma vez na nacao norte-amereicana, nao poderia deixar de conhecer a tao famosa Nova York. Sendo assim, dois dias apos o Natal, junto com meus companheiros de viagem, peguei um onibus de Boston para a Big Apple. Tudo tranquilo, ate chegarmos em Mahatan, onde entramos pelo que parecia ser "os fundos" da cidade, um bairro mais baguncado do que o meu armario em dia de visita (aquele dia que a gente esconde toda a bagunca dentro dele), e que para ficar ainda mais agradavel estava sofrendo com uma greve de catadores de lixo, enfim lembrava um pouco um campo de batalha, bem bonito. 
Ansiosos por sair dali, fomos a procura de um taxi para chegarmos ao hotel e apagar aquela linda imagem de nossas mentes.
Taxi, um dos simbolos da cidade, a coisa mais facil de se encontrar, certo?
Errado! Nao era bem assim. para comecar, estavamos em 5 pessoas, o que reduzia as nossas possibilidades de taxis a pelo menos metade, jah que apenas mini-vans poderiam nos levar. Como problema pouco eh bobagem, tambem tinhamos outro agravante: nao tinhamos a MINIMA ideia de onde estavamos, ou seja, nao sabiamos para qual lado deveriamos pegar o taxi. Para solucionar esse probleminha, andamos por cerca de meia hora ou mais a procura de informacao. Caminhada super agradavel, pelas calcadas cheias de neve (algumas ate o joelho), numa temperatura amena de -2 ou -3ºC.
Apos cerca de duas horas, e muitos desaforos para os taxis que nao quiseram parar, conseguimos um que nos levasse. 
Ao saber o endereco o taxista perguntou se queriamos rodar com taximetro ou o preco fechado da corrida, que sairia por cerca de U$15. Sem saber a distancia, topamos o valor fechado. E o taxista ficou satisfeito.
Mas, esse tambem nao era o dia de sorte dele, a distancia era realmente curta, mas pegamos um congestionamento enorme. Apos quase uma hora, o taxista jah estava furioso por nao ter ficado com o taximetro ligado, e pediu que nos retirassemos. 
Claro, que nao com toda essa educacao. Foi mais algo como: "ou voces saem aqui, ou eu vou mudar o preco da corrida, e vai ficar bem caro".
Sendo assim, por livre e espontanea vontade, descemos do taxi e seguimos caminhando. Novamente uma agradavel caminhada sob tempertaura amena, e boas condicoes de terreno.
Oito quarteiroes mais tarde, alcancamos o hotel. Os planos iniciais eram deixar as malas nos quartos e pegar o onibus de turismo, no entanto depois de toda a jornada, jah nao dava mais tempo de fazer o tour, entao, munidos dos enderecos dos principais lugares que queriamos conhecer (pontos turisticos e lojas), e acreditando que as numeracoes das ruas eram coincidentes (que o 700 da 7th Ave seria na altura do 700 da 8th Ave, e assim por diante), resolvemos explorar a Time Square.
Como era de se esperar, estavamos enganados, e apesar da maioria dos enderecos serem em numeracoes proximas, eles eram completamente opostos uns dos outros, e ao final do dia, nao tinha um que nao estivesse reclamando de dores nos pes ou pernas. E a frase "eu nunca andei tanto na minha vida", virou quase um mantra entre nos.
No dia seguinte, levantamos cedo e animados, pelo menos ateh descobrirmos que todas as lojas e pontos turisticos abriam depois das 10h, e ainda nao eram nem 9h.
Ainda assim, persistentes, voltamos a explorar a cidade, agora um pouco mais cientes da realidade das numeracoes, e quase acostumados com os montes de neve que deveriamos pular cada vez que quisessemos atravessar a rua, alem das constantes tentativas de atropelamentos. Um bom dia. Ate decidirmos voltar para casa.
Novamente, o taxi!
Na esperanca de que a razao da dificuldade de se conseguir um taxi no dia anterior fosse devida a nossa ma localizacao, fomos para a porta do hotel tentar conseguir um que nos levasse ao ponto em que pegariamos nosso onibus.
Ledo engano. Assistimos por 40 min a luta de outra hospede para conseguir um taxi. Calculando que para nos cinco seria ainda mais dificil, tentamos mudar de avenida. Sem sucesso. Mais uma hora de luta, agora nossa. E apos reprimirmos por algumas vezes a vontade de pular na frente dos taxis para faze-los parar, aceitamos que perderiamos o dinheiro das passagens de volta, e decidimos pegar outro onibus em uma estacao que pudessemos chegar a pe.
Na estacao, conseguimos passagem para um onibus que sairia em 15 minutos, e tivemos certeza que a sorte comecava a mudar...
Mas a viagem ainda nao tinha acabado.
Apos mais de meia hora de atraso, quando finalmente conseguimos entrar no onibus descobrimos que nossos lugares estavam ocupados, e ao reclamarmos com o motorista, recebemos uma simpatica gargalhada, acompanhada de palavras como: "sentem em qualquer lugar".
Como falta de sorte nunca vem em pouca quantidade, cada um de nos teve uma surpresa no seu acento: os que pretendiam ler, foram presenteados com uma luz de leitura queimada; quem estava com frio descobriu que a saida do ar condicionado, sobre sua cabeca, estava sem tampa e todo o ar frio vinha em sua direcao; quem estava com sono descobriu que sua cadeira estava quebrada, e que se tentasse deita-la cairia no colo do passageiro de tras, que por sua vez, era o ultimo da turma, que foi surpreendido pelo peso do companheiro de viagem.
Uma verdadeira viagem dos sonhos!!!
Aos amantes de Nova York, nao fiquem tristes, a cidade eh bonita... contanto que nao se va de onibus, no inverno, entre o natal e o reveillon, apos uma das maiores tempestades de neve dos ultimos 5 anos e em plena greve dos limpadores de rua.
No mais, tudo perfeito.

2 comentários:

  1. hahaha
    Programa de Indio, eu diria. kkkk
    Como assim o taxista expulsou vocês?? Usou os palavrões que aprendeu nos filmes?? aiaiai
    Greve, ônibus todo ferrado, não to vendo muita diferença com o Brasil oi?
    Saudades Kaka! Quero fotos!! Bjão!!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o Ivan, nao vi muita diferença com o brasil. Pelo menos aki as numerações nos ônibus são respeitadas e o motoristas um pouco educado. Mas essa de ser expulsa do taxi foi ótima kkkkkkkkkkkkkkk (povo educado)
    bem, tbm com saudade e traz um cadinhu de neve pra mim rsrs

    ResponderExcluir