domingo, 9 de maio de 2010

Ressaca Moral


Apesar de geralmente atacar os bebuns a ressaca moral também pode acometer os sóbrios, em situações em que estes paguem micos memoráveis.
Como levantar no meio de um auditório lotado, discutir com o orador do evento e por fim recusar um convite feito. Recusa da qual, obviamente, você se arrependerá 15 minutos depois, mas já será tarde.
Tal qual a ressaca dos que abusam da bebida, a originada de um mico, também causa consciência pesada e com um agravante, você não pode culpar o teor alcoólico de seu sangue, a culpa é exclusivamente sua e você terá de lidar com isso.
O peso na consciência gera outro sintoma bem comum: o atordoamento. Durante certo tempo você não consegue se concentrar, e fica um tanto quanto mais lento em suas respostas. É apenas a tonelada de pensamentos do tipo “por que eu fui fazer isso?” que está impedindo o surgimento de outros pensamentos. Dependendo da intensidade do mico, isso passa em no máximo um ano, não se preocupe.
Há também o embrulho no estômago. Em uma bebedeira poderia ser o organismo rejeitando o álcool ingerido. No caso do mico, é a vergonha que chegou a seu habitat natural, a barriga. É semelhante ao desconforto antes de uma apresentação ou diante de alguém que se tem algum interesse, aquele “friozinho” na barriga, no entanto cerca de 10 vezes mais intenso. Mas, fique tranqüilo, apenas em 90% das vezes ele se transforma em náuseas.
E a dor de cabeça? Essa você também deve à consciência. É ela te torturando pelo que você fez. Em alguns casos, esse sintoma pode ser contra-atacado com remédios, mas se você for daquelas pessoas cuja razão manda mais do que qualquer outra coisa, que pensa mil vezes antes de falar e ainda fica na dúvida se realmente deveria ter dito isso, esqueça. Enquanto sua consciência não estiver leve como uma pluma, não há remédio que ajude.
Você até pode tentar dormir, mas é bem improvável que consiga.
Todavia, não há necessidade de desespero, tudo irá passar quando as outras pessoas esquecerem o que aconteceu. O que pode ser breve, basta torcer para alguém pagar um mico pior do que o seu. E se isso não acontecer, você sempre poderá se mudar para uma caverna ou uma ilha, e esperar que as pessoas se esqueçam da sua existência.

4 comentários:

  1. Simplesmente ótimo! Qndo lançar o livro eu vou ser concerteza uns dos primeiros a comprar, e vai ter q ser autografado XD

    ResponderExcluir
  2. Ficou muito bom karine, sua comparação com as bebuns.. rsrs
    Heim.. vi esse site e lembrei de vc... dá uma olhada pra vê se te interessa.
    http://www.escrevaseulivro.com.br/escreva/
    beijO!

    ResponderExcluir
  3. Bom, gostei do texto, mas diz sobre sintomas de uma ressaca comum, alcóolica, a ressaca moral é beeem mais traumática, nossa, esses exemplos q vc deu não chegam nem aos pés do que aconteceu (acontece) comigo. Sem comentários, agora já era.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo,
    Geralmente escrevo sobre minhas próprias experiências, e é normal elas nem sempre serem tão intensas quanto as de outras pessoas. Mas, que bom que você pelo menos gostou do texto, a idéia é essa. E todo tipo de crítica é sempre bem vindo, elas servem para melhorarmos. Então obrigada pelo comentário, e quando se sentir a vontade pode comentar sem ser anonimamente também.

    ResponderExcluir